Como conferir a previsão climática antes de voar de paramotor
Blog | 4 | 1 | 17/05/2021
Por: Patrick Wajnberg
Pois é, o final de semana está livre, o Equipamento está revisado, eu estou me sentindo ótimo para um voo, mas será que vai dar voo?
Para saber, preciso verificar se a previsão do tempo estará favorável.
Esse texto tem a intenção de fornecer um procedimento rápido, sem se aprofundar em muitos detalhes, de como verificar a viabilidade meteorológica de voo, para uma certa data.
Para tanto, vou sugerir o APP WINDY:
Existem diversos APP para esta finalidade, mas vamos nos ater a este e, no futuro, podemos fazer um trabalho mais aprofundado sobre previsão meteorológica.
Para facilitar a leitura, coloquei no modo kitesurf, ou seja, todas as avaliações serão com base nas características do vento, na superfície e servirão para voos de até, aproximadamente, 100mts de altitude.
Essa é a forma que o Aplicativo se apresenta, à primeira vista:
Clique em “Procurar” ou clique no mapa, conforme indicado na figura, para escolher um local.
Eu cliquei no mapa e escolhi Maricá e com um toque contínuo no local escolhido, abrem-se as opções de previsão.
Clicando-se no local indicado, podemos ver a previsão para a região. É possível “favoritar” e nomear o local, de forma bem intuitiva.
Essa é a tela mais importante de todas e vamos nos ater, basicamente a ela. Nela constam as informações básicas para avaliarmos, de uma forma rápida, sobre a possibilidade meteorológica de voo para a data pretendida. Neste caso, vamos escolher o Sábado. Dia 15 de maio de 2021.
Qual a primeira coisa que olhamos?
Na minha opinião: se vai chover. Porque, se chover, não adianta olhar intensidade, direção do vento, ou qualquer outro fator.
No APP, o dia é dividido em períodos de 3h, cada. O horário indicado é o local, no caso GMT-3h. O destaque na figura abaixo, mostra que não tem precipitação para nenhum dos períodos do dia escolhido.
OBS: Eu desconsidero precipitações de 0,6mm/3hs, principalmente quando se trata de região de praia e esta precipitação é bem isolada, sem chuva prevista nos demais períodos de 3hs.
Vamos para análise do Vento:
Para entender a Direção dos ventos, é importante saber para onde aponta a região que iremos voar. Para isso, caso você não tenha afinidade com as indicações de direção (N, S, E e W), o mapa vai ajudar.
Essa seta verde indica o sentido do vento, assim como sua intensidade, em relação ao ponto escolhido.
Ou seja, para o período escolhido - sábado, dia 15 de maio de 2021, entre 12h e 15h – o vento será de Sudeste (SE) para Noroeste (NW) com intensidade de 5,4km/h. Isso quer dizer que o vento virá do mar, com uma velocidade adequada para a prática do nosso esporte.
Quando voamos no litoral, o que mais nos interessa é:
1-Se o vento é maral (vem do mar);
2-se a intensidade é compatível com meu equipamento e habilidades.
Quando falamos de voo, no interior, o ideal é que a velocidade do vento seja bem baixa, de forma a proporcionar um voo mais agradável. Além da questão meteorológica, no interior é importante a avaliação do relevo, identificando, a fim de evitar, possíveis ventures ou locais nos quais ficará em sotavento.
E as rajadas de vento?
A rajada vem de um movimento brusco e repentino do ar. Quando verificamos uma diferença muito grande entre o vento e a rajada ou, quando a rajada ultrapassa a velocidade limite compatível com meu Equipamento e Habilidades, devemos ficar atentos e, eventualmente, abortar o voo.
Sentido do vento, ao longo do dia:
Olhando as setas de sentido do vento, verificamos que há uma variação, ao longo do dia. Na região do Rio de Janeiro é muito comum o dia começar com vento no quadrante Norte e passar para o quadrante Sul, em algum momento, como se verifica, na figura, entre o período de 9h a 12h.
Nesta Região, conforme verificamos anteriormente no mapa, o vento que permite um voo confortável está no quadrante sul, sendo assim, estima-se que, por volta de 11hh/12h, o vento ficará favorável à prática do voo.
Podemos verificar também, que essa mudança se dá gradualmente e não de forme brusca o que favorece à condição de voo.
Quando verificamos uma mudança repentina, aguda e com variação grande de intensidade de vento, temos duas opções:
1-Avaliar se a condição vai se manter adequada ao voo;
2-em se mantendo, aguardar a efetiva troca de sentido do vento para iniciar o voo, evitando surpresas que possam envolver alto risco, em alguns casos.
Características locais:
É preciso conversar com pilotos experientes da região ou conhecer as características locais para saber se alguma delas coloca em risco o voo.
No caso do Rio de Janeiro, as frentes frias costumam vir “trazendo” um vento SW bem forte, antes da sua chegada. É comum, antes de frentes frias, no Estado, que o piloto inadvertido se surpreenda com a chegada repentina de um vento SW com intensidades que podem facilmente ultrapassar os 50km/h. Esse fenômeno já não acontece na saída da frente fria. Os ventos SW podem acontecer, mas sem uma variação repentina e perigosa. Ou seja, em períodos de frente fria, não há problema em decolar com vento SW, desde que seja no fim destas e a previsão não aponte variações acentuadas de intensidade.
Vamos resumir, em lista, as checagens de meteorologia, antes do voo:
1-Existência de chuva;
2-sentido e intensidade do vento;
3-rajadas;
4-mudanças de sentido do vento e;
5-características locais.
Para finalizar, vou apresentar algumas telas de configuração, apesar de considerar bem intuitivas.
Não se esqueça,
Apenas voe.
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Comentários
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Leonardo F
Excelente tema, indispensável avaliar para que se faça um voo com segurança. Parabéns ao autor!
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