Curso intensivo de piloto de paramotor em 10 dias
Blog | 2 | 26/07/2022
Você se torna piloto de paramotor em apenas 10 dias. Sim, isso é possível!
A Escola Rioparamotor preparou toda a sua estrutura para receber interessados de todo o Brasil que queiram se tornar pilotos no modo intensivo, em apenas 10 dias de intensos treinamentos e voos o piloto está preparado para voar em seu paramotor. Mas como funciona isso?
O curso - trabalhando muito duro!
O curso intensivo é absolutmente o mesmo, são as mesmas etapas que são passadas no curso regular. Começamos com uma apresentação estrutural teórica e prática dos equipamentos que o instrutor Alexandre Barbosa costuma nomear de "porque isso vai voar e não vai me deixar na mão" onde são apresentadas as carcterísticas dos equipamentos de voo com suas resistências estruturais.
E ai imediatamente o aluno é levado para campo onde tem seu primeiro contato com o controle de asa que é a grande espinha dorsal do curso. São 5 horas de treinamento de asa por dia até que o aluno adquira essa habilidade e seja perfeitamente possível seguir a diante.
Na Escola Rioparamotor as pausas são facilitadas pela estrutura que a Escola oferece para o treinamento. Nos intervalos, os alunos se hidratam, podem descansar no mini-hangar onde presenciam pilotos realizando a equipagem para voo, assistem aulas teóricas ou apenas vivenciam a rotina de um super centro de voo de paramotores.
Controle de asa
O aluno vai treinar intensamente a inflagem e controle de asa na decolagem de frente e na decolagem alpina. Nessa fase, onde o motor ainda não é colocado no corpo, todas as reações da asa devem ser transmitidas ao corpo do aluno para que ele possa aprender a reagir porque quando o motor entra no treinamento fica tudo muito mais difícil, portanto, quanto mais bem treinado e solidificado em um bom controle de asa, mais fácil serão as primeiras decolagens.
ALGUNS NÚMEROS DO CURSO INTENSIVO DE PILOTAGEM DE PARAMOTORES:
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10 DIAS
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30 HORAS PRÁTICAS EM MÉDIA
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5 HORAS DE TREINAMENTO NOS DIAS MAIS INTENSOS
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12 VOOS SUPERVISIONADOS OU MAIS
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1 VOO DUPLO DE INSTRUÇÃO OPEN SKY
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3 HORAS TEÓRICAS
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5 LITROS DE CAFÉ
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20 LITROS DE GASOLINA COM ÓLEO 2 TEMPOS
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1 CHURRASCO PAGO PELO PILOTO QUE REALIZA O VOO SOLO
Treinando com o motor
Paralelo ao treinamento de asa, o aluno começa a desenvolver as habilidades de trabalhar as forças que compõe a unidade moto propulsora em suas costas, ou mais resumido, é hora de treinar motor!
O taxiamento do motor em suas costas permitindo conduzir a asa em decolagem pela pista é talvez a habilidade mais importante de voar paramotor. Muitos alunos e até pilotos conduzem o motor em suas costas de forma incorreta, a força deve funcionar de cima para baixo, de modo a facilitar a decolagem, sem forçar o piloto a parecer que vai cair no chão.
E assim, por muitas horas a fio, no decorrer do seu curso, o piloto em formação aprende a conduzir seu motor, conduzir seu motor e asa até que ele possa solar.
Essa parte do treinamento é a mais extenunante. O aluno precisa contar uma força de cerca de 60kg de empuxo em suas costas, com um peso de cerca de 30kg, é puxado demais!
Na primeira apresentação da unidade moto propulsora, ao apresentar o equipamento em todas as suas subdivisões, o aluno é advertido sobre os perigos de se ligar o motor no chão, os ferimentos com hélice e todas as precauções de segurança que devem ser adotadas para se utilizar o motor com segurança. Alunos Rioparamotor são especialmente alertados e advertidos sobre esse grande mal que assola o esporte, os ferimentos com hélice.
E vamos começar a voar
Treinos com a asa em dia, treinos com o motor realizados é hora de unir todas essas habilidades naquilo que mais importa - voar.
Normalmente o instrutor não vai informar para o aluno que naquele dia ele irá realizar seu primeiro briefing de voo, mas esse dia chega quando adquirimos as habilidades necessárias.
Instrutor e aluno realizarm um super briefing de todos os detalhes do plano de voo. São combinados sinais para o caso da comunicação falhar e são realizados muitos movimentos de acionamento dos batoques no simulador, além do mais importante, o trabalho mental porque voar sozinho pela primeira vez é uma tarefa muito estressante e o aluno precisa ficar muito seguro dos movimentos que vai realizar.
Nessa fase do treinamento, o aluno está com todas as habilidades necessárias para o voo solo, e ele deve acontecer naturalmente. Instrutor e aluno bem afinados nesse procedimento vão realizando passo a passo sem ansiedade. Ao decolar o aluno retira um imenso peso das suas costas, literalmente!
Os voos subsequentes vão se tornando muito prazeirosos. A medida que acontecem vão sendo motivados por correções de procedimentos entre muitas conversas com o instutor e novos desafios que vão sendo passados. nos últimos voos, decolar e pousar são procedimentos totalmente incorporados.
Aprender a voar de paramotor na praia com condições tão amenas é uma grande vantagem. Nessa etapa da vida do piloto, pequenos erros de comando em sua asa não precisam ser motivo de tanta preocupação, a areia fofa perdoa em parte esses erros e permite ao piloto novato corrigir os movimentos para quando for voar em condições mais fortes dos voos de interior ele possa estar mais bem preparado. Costumamos dizer que aprendemos a pousar pousando, a decolar decolando e assim vamos seguindo com o intensivo.
Nos últimos voos o instrutor está praticamente mudo no rádio, apenas observando os voos do aluno, os exercícios ficam um pouco mais complexos, pequenas espirais, desligar o motor em voo, pousos mais curtos e de través ao vento são exemplos de últimos exercícios antes de o piloto estar formado de verdade.
Formatura!
Realizados os voos, realizado todo o aprendizado e o aluno sendo aprovado pela Escola, vem o momento de festa, o dia da formatura! Uma cerimônia com trote para entregar a patch de piloto de paramotor e um discurso de grande alegria formam o piloto que está só começando a voar, um dia para ficar gravado na memória do piloto, a tão esperada liberação para comprar seus equipamentos, ser incluído nas associações e receber seu status de piloto no site APPI.
Pronto, agora você entende o sentido de "Apenas voe" agora tudo isso faz sentido!
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