Paramotor, aprender na prática ou curso com teoria? | Escola Rio Paramotor

Paramotor, aprender na prática ou curso com teoria?

Blog | 1 | 22/12/2020

Paramotor, aprender na prática ou curso com teoria? - 1

Eu sempre quis ter um blog, nunca fiquei a vontade com isso, parecia que me faltava conhecimento sobre os assuntos que eu queria escrever. Mas com todo o envolvimento que tenho tipo com o paramotor (9 anos no esporte!) , agora o blog é útil, necessário e vem preencher aquele desejo blogar, antes tarde do que nunca, então vamos lá!

Inauguro o blog da Escola Rioparamotor com um tema mais do que importante: Paramotor, aprendo com prática e dicas ou o curso e teoria importam? Vamos falar de paramotor? Sim, e muito!

Paramotor é um aerodesporto razoavelmente fácil de aprender e isso encoraja muitos praticantes a começar no esporte com dicas de amigos, vídeos de youtube e na tentativa e erro. Eu acho possível mas acho também acho um grande desperdício - explico: Ao aprender a voar paramotor com o auxílio de um instrutor experiente você poupa tempo de treinamento, desgastes e dinheiro. As correções dos movimentos te levam a acertar o controle de asa e motor com muito mais eficiência, isso poupa tempo. O voo é mais confiante e mais seguro, isso é menos desgastante. Os erros são menores, os danos ao equipamento também, isso poupa dinheiro.

Tempo: O monitor e o instrutor vão estar ali próximos, sempre dispostos a reabrir a sua asa, sempre incentivando o acerto dos seus movimentos, é exatamente essa motivação que te fará adquirir a habilidade para progredir com alto rendimento, sozinho isso é bem mais difícil.

Desgaste: Ao voar em uma escola que te oferece equipamentos em ordem, a orientação atenciosa de um instrutor competente e a escolha de perfeitas condições climáticas e espaço adequado o seu lado psicológico funciona que é uma beleza e com menos desgaste você evolui forte!

Poupar dinheiro: Eu conheço pilotos que começaram sem um instrutor e o resultado foram 5, 6 pares de hélices quebrados em um curto espaço de tempo, faça as contas...

Existem alguns erros nos primeiros voos de paramotor que se o iniciante cometer estará pondo em sério risco sua segurança, esses erros são muito mais bem prevenidos em um curso. A tirada repentina de motor logo após a decolagem é um deles. Já assisti alguns vídeos de pilotos que voltaram ao solo com muita energia logo após decolar, um deles, nos EUA piloto de "self-training" com sérias consequências. Na escola temos também a oportunidade de demonstrar aquilo que se ensina repetidas vezes, nem sempre aquele amigo que te encoraja é capaz de demonstrar perfeitamente uma decolagem ou pouso, nem sempre ele quer fazer isso, o importante é decolar e partir pro voo, e ai o iniciante vai junto, no impulso e não aprende o movimento. Existe um outro aspecto que considero insubstituível no curso de paramotor, a rede de contatos e a experiência na escola. A rede de contatos são os alunos que estão aprendendo junto com você, que estão evoluindo ao seu lado com a sua ajuda e que estão te fazendo evoluir, paramotor é muito bom quando voamos em bando, e conhecer essa galera desde a escola cria vínculos incríveis. A experiência em uma boa escola também conta muito! Eventos, aulões com pilotos já formados em meio aos alunos, aquela resenha pós voo, tudo isso em uma escola torna essa experiência de aprender a voar muito enriquecedora.

E se a escola é insubstituível e o que dizer de teoria? MAIS AINDA! Procuro apresentar a teoria de voo sempre mesclada com exemplos práticos, procuro sempre ilustrar um conhecimento teórico com exemplos práticos, mas o contrário é realmente fundamental, procuro sempre ilustrar detalhes de uma decolagem que ainda não está perfeita com a teoria do que está pertinente a ela, se o piloto não correu o suficiente então não gerou a sustentação necessária, e por ai vai. Acho beeeeem difícil encontrar um amigo com disposição e conhecimento para passar a informação de forma completa assim, e não menos pior, acho possível te ensinarem essas coisas errado...

Então vamos fazer assim, vamos falar muito de paramotor teoria e prática por aqui vamos detalhar mais o conhecimento, vamos arquivar cada detalhe para que você sempre tenha um aspecto da teoria e prática desse esporte maravilhoso que é o paramotor a sua disposição, eu espero que o blog cresça, que os leitores participem e me peçam temas e tirem dúvidas, vamos falar tudo e muito de paramotor por aqui, de preferência quando estiver chovendo porque nos outros dias a gente voa!

Apenas voe!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no whats!
Chama no whats!

Escola Rio Paramotor

online

Olá! Como posso ajudá-lo?

envia ao whatsapp