Paramotor Flight deck, o que levar em voo | Escola Rio Paramotor

Paramotor Flight deck, o que levar em voo

Blog | 2 | 25/05/2021

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 1

Alguns alunos me perguntam o que levar e como levar em voo. Eu tenho meu conjunto de acessórios que gosto de carregar em voo e vamos explorar as opções mais usadas pelos pilotos. Dependendo do objetivo e duração do voo, nosso flight deck é montado de diferentes maneiras, a seguir listamos algumas.

O flight Deck em si é a primeira escolha. A Sol Paragliders tem uma opção para pilotos de paramotor, o porta instrumentos é amplo e com várias opções de alças para prender os backups dos aparelhos, a bag de baixo também é muito ampla, eu sinto falta de um olhal para passar a antena do rádio, a mesma opção da GIN tem esse olhal, não parece mas faz uma grande diferença.

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 3

Espelho com clipe retrátil. Fundamental observar o combustível no tanque em voos mais longos. o clipe retrátil é aquele iô-iô que estica uma cordinha para você movimentar o espelho e depois recolher o mesmo para dentro do porta instrumentos.

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 5

GPS: alguns pilotos não abrem mão do velho e bom GPS liberando o celular para outras aplicações como câmera. Flymaster é o mais completo, Garmim e outros fabricantes também oferecem excelentes versões. No paramotor não é muito comum o uso do altímetro-variômetro, porque o barulho do motor dificulta o uso, mas alguns varios têm opções de vibração e também de sinalizar através de bluetooth. Alguns pilotos centralizam o uso do GPS no aplicativo do celular, no Iphone uma excelente opção é o FlyskyHy e no Android o XC-Track, sobre registro dos voos no app certamente vai dar uma matéria completinha aqui no blog, o tema é muito importante. Altímetros no relógio também são uma boa forma de consulta rápida de informações do voo. 

Câmeras: Desde a boa e velha GOPRO no capacete ou no bastão até as câmeras 360 cada piloto tem suas opções de fotografia e vídeo para o voo. Esse também é um super tema para o blog e vamos tratar disso especialmente no futuro. Conheço pilotos que não abrem mão de cameras profissionais reflex em voo, super lentes, alguns preferem apenas o celular, outros levam todo o conjunto, Gopro, 360 e compactas além de celulares potentes como Iphone Pro, tudo isso deve caber no flight deck com os devidos backups, com proteção para as lentes porque não basta carregar, é preciso trazer de volta com as lentes intactas e sem arranhões. 

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 8

Um item fundamental para quem voa longas distâncias em locais remotos ou sobre o mar: aparelhos de rastreamento via satélite. as opções são basicamente SPOT e Garmim. O conceito desse tipo de rastreador é fornecer coordenadas do seu paradeiro via satélite em tempo real em caso de alguma emergência. Esses aparelhos em geral cobram mensalidades pelo serviço, caso você use no Brasil, essas coordenadas são fornecidas a autoridades ou bombeiros. No exterior deve-se pagar um seguro porque o serviço de resgate é particular e pode custar muito caro.


Ferramentas: Eu recomendo para proprietários de motores Moster e Top80 o seguinte kit básico de ferramentas:

- Chave de fenda pequena

- Conjunto de chaves allen

- Alicate multi-uso

- Chave de sacar a vela de ignição e uma vela sobressalente,

- Chave de boca tamanho 10 e 12

- Alguns fitilhos do tipo tire-up

Esse kit pode estar no bolso da selete, não necessariamente no flght deck mas considero fundamental em caso de voos mais longos.

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 10

A velha e boa bússola é uma excelente opção de acessório de voo. Não raro ficamos com problemas de baterias em voo e uma orientação por bússola te permite manter a rota da maneira mais correta sem a necessidade de aparelhos eletrônicos mesmo em voos de visibilidade limitada.

Alguns acessórios úteis que podem estar na sua flight deck dependendo da duração e objetivo do voo que não abro mão são, baterias extras para alguns equipamentos, um power bank para o celular. A boa e velha Hook Knife, aquela faquinha muito útil para situações que você precise cortar linhas ou alças da selete. Uma garrafa de água, barrinhas de cereais, luvas, óculos de proteção sem ser os óculos escuros para voos com baixa luminosidade e por ai vai, todos os itens juntos claro que nunca levei mas cada um deles em algumas arrumações eu já carreguei no meu voo. Tudo isso pode ser muito útil mas aqui vai uma mensagem muito importante: Seu rádio deve estar sempre totalmente carregado porque voos curtos as vezes se tornam longos, sua chave do carro deve ficar preferencialmente em solo para o caso de alguém precisar te resgatar e você deve ter dinheiro em espécie e um documento sempre com você para todas as eventualidades que podem ocorrer.

É sempre bom lembrar - Apenas voe!

Paramotor Flight deck, o que levar em voo - 13

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no whats!
Chama no whats!

Escola Rio Paramotor

online

Olá! Como posso ajudá-lo?

envia ao whatsapp