Voando de paramotor no Cristo Redentor

Blog | 18 | 8 | 31/05/2021

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O voo mais majestoso do Brasil e talvez do mundo, o voo dos voos!


Em qual outra Capital de importância mundial é permitido sobrevoar de paramotor o seu maior monumento? 

Pois no Rio de Janeiro, um berço do voo-livre no Brasil, o voo ao Cristo Redentor é uma grande atração. Até pouco tempo atrás inclusive o Morro do Corcovado fazia parte da SBR 324 (voo condicionado da região de São Conrado).

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Recentemente a SBR 324 foi alterada para que o espaço aéreo em torno do Corcovado fosse legalmente explorado por sobrevoos de helicópteros. Com mais de 20 anos de sobrevoos do voo livre no local, mesmo hoje o voo livre no Cristo Redentor é tolerado e compartilhado com os helicópteros de turismo da cidade e sempre que as condições climáticas são propícias, o céu em volta da estátua fica colorido com muitas asas e parapentes.


Mas e o paramotor?

Os paramotores partilham dessa tolerância desde que respeitem algumas regras básicas de cuidados para que não sejam considerados um problema, afinal, os paramotores são parapentes motorizados, com velocidades e dimensões muito semelhantes aos parapentes e realizando o procedimento correto é perfeitamente possível desfrutar desse voo maravilhoso.

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Um pouco de história


O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931 na França, devido o pensamento dos franceses, de que os brasileiros não tinham experiência para construir a estátua. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro do Alto da Boa Vista.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina. O monumento também é um importante ponte de visitação, que recebe, em média, 2 milhões de turistas por ano.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo). 

Fonte: Wikipedia

A melhor previsão para o voo do Cristo

O voo ao Cristo Redentor é possível de ser realizado com qualquer quadrante de vento fraco, uma boa referência é verificar a velocidade do vento na camada de 900M no Windy.  Se esse voo for realizado pela manhã bem cedo, provavelmente a direção do vento será norte ou nordeste então se nessa camada o vento estiver a menos de 15km/h o voo será liso sem rotores ou turbulências. Você só deve ficar atento pois com vento norte, o voo estará mais liso e sustentado no lado ESQUERDO da estátua, onde não há pouso, somente a floresta da Tijuca. 

Pela manhã bem cedo com a predominância de ventos quadrante norte se você insistir em decolar com a previsão acima de 15km/h na camada 900m o voo é EXTREMAMENTE TURBULENTO, com a possibilidade de você desistir antes de atravessar a Favela da Rocinha / Morro Dois Irmãos. Caso você opte por tentar esse voo a tarde, a melhor condição de vento é sudeste com ventos leves a moderados, a face direita do Corcovado faz lift para esse vento e seu retorno à Barra está garantido com vento de cauda. A minha preferência é sempre realizar esse voo pela manhã bem cedo porque além do vento estar bem fraco o que permite sobrevoos longos na região sem qualquer turbulência, evito também o tráfego aéreo de helicópteros de turismo na região, mas se você é um “colecionador de luzes” como eu, vai querer realizar esse voo a tarde também, nesse caso opte por ventos quadrante sul.

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Decolando para o voo do Cristo

A melhor decolagem para sobrevoar o Cristo sem sombra de dúvidas é do gramado de São Conrado. Porém, com a exploração do voo livre naquele local, os paramotores não são bem-vindos, infelizmente. Eles alegam que os paramotores fazem barulho e sobrevoam as coberturas dos prédios, fazendo com que os moradores façam denúncias e reclamações. O fato é que se você chegar cedo em São Conrado você vai decolar sem maiores problemas, mas no seu retorno, ainda que você venha sem fazer barulho, diretamente para pouso na areia, você será importunado a não utilizar o local que inclusive tem placas de advertência. Portanto eu NÃO RECOMENDO QUE VOCÊ DECOLE DE SÃO CONRADO.

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Então decola de onde?

A melhor opção de espaço e proximidade para se realizar esse voo é decolar do inicio da Barra da Tijuca, região do Jardim Oceânico . Na orla, sentido de quem está retornando para a Zona Sul, após o Corpo de Bombeiros, escolha um local na areia LONGE DE BANHISTAS E PRATICANTES DE EXERCÍCIOS OU QUADRAS. Se você realizar esse voo cedo, a praia estará vazia o que é muito bom para não chamar muito a atenção, opte por decolar e se afastar imediatamente dos prédios, da areia e vá ganhar altura em cima do mar. Você deverá ganhar altura praticamente em frente à Pedra da Gávea, ganhe em torno de 500 metros e vá paralelo a praia até atravessar a Joatinga e adentrar a SBR 324 de São Conrado onde você já conta com uma área condicionada de voo em que os helicópteros estarão muito atentos. Em cima do morro da Joatinga existe um corredor de tráfego de helicópteros muito movimentado, ganhe altura afastado desse local, sobre a água e tenha atenção MÁXIMA, nesse ponto você pode causar problemas!

O voo

Pronto, agora que você está em voo, já decolou da Barra da Tijuca então vamos ao Cristo!

Já em São Conrado, fique muito atento à direção do vento porque a Pedra da Gávea realiza influências de turbulência na Região, assim como o Morro Dois Irmãos. A minha dica é que você esteja um pouco mais alto que o topo do Morro Dois Irmãos antes de seguir a diante. Assim que atingir essa altura, realize uma passada entre o Morro Dois Irmãos e a cordilheira de morros da Floresta da Tijuca, exatamente por cima da Favela da Rocinha, não fique preocupado com isso, pois você está alto, com pouso garantido em São Conrado e com altura suficiente para não ser nem ouvido na região. Eu não recomendo que você dê a volta Pela direita do Morro Dois Irmãos, a praia do Leblon tem um forte tráfego de aeronaves que decolam da Lagoa Rodrigo de Freitas, permaneça em linha reta em direção ao Cristo partindo por cima da Rocinha, é mais seguro!

Ao atravessar a gigantesca Favela da Rocinha, você terá a visão de tirar o fôlego da Cidade Maravilhosa, esse é o momento de começar a desfrutar do voo mais incrível da terra!

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Siga se orientando pelas antenas do Sumaré, você está voando praticamente de frente para elas. Pela manhã com vento norte, eu recomendo que você sempre chegue com boa altura porque senão você pode ser surpreendido por um fenômeno de vento que te joga pra baixo naquela região, não é turbulento mas vai te fazer consumir muito combustível.

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Agora você está chegando no Santuário!


Siga em direção ao Corcovado, chegando pelas costas do Cristo Redentor, ainda recomendo um pouco de altura, talvez uns 20 ou 30 metros acima da estátua porque com o vento pode estar norte, você precisa atravessar para a frente e lado direito da estátua para estar com uma condição de sustentação. Combine com seus parceiros de voo de todos girarem em volta da estátua pelo sentido anti-horário para evitar colisões e NÃO SE ESQUEÇA QUE SEU POUSO DE EMERGÊNCIA É NO JOCKEY CLUB, SE VOCÊ ESTIVER DO LADO ESQUERDO DO CRISTO E FALTAR MOTOR E VOCÊ NÃO CONSEGUIR ATRAVESSAR SEU POUSO SERÁ NA COPA DE UMA ÁRVORE!!

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APROVEITE, VOCÊ CHEGOU
Esse é o momento de alegria máxima! Você chegou ao santuário. Aproveite cada segundo da visão de esplendor dessa natureza e desse ícone sagrado que é o Cristo Redentor. A cidade a seus pés, o rádio com seus amigos vibrando, isso tudo é demais, você merece isso!! 

Especial atenção a drones, muito comuns no local, em dias com nebulosidade, tome muito cuidado com os trajetos porque as condições mudam muito rapidamente naquela região. Evite voar em cima da Lagoa Rodrigo de Freitas, não se aproxime do outro lado da cordilheira (tijuca/Maracanã) sob hipótese nenhuma, não há pouso de emergência e se você notar com atenção vai reparar que há um forte tráfego aéreo na região, o Santos Dumont e o Galeão estão ali com suas rampas de pousos e decolagens ativas.

Pouso de emergência no Jockey Club

O Jockey Club é a pista de corrida de cavalos, não a confunda com a hípica que está mais perto, se você teve uma pane na altura do Cristo é certeza que você tem pouso no Jockey. O pouso deve ser realizado no meio da pista, em uma área o mais livre possível de obstáculos e o mais longe possível dos animais e pessoas. Se você tem seu motor funcionando e fazendo barulho eu sugiro que desligue se for possível. Informe a emergência aos funcionários e te deixarão sair de boa, não aceite fazer qualquer pagamento, a não ser que você tenha causado algum prejuízo.

Se você tem uma possibilidade segura de voar até a praia de Leblon ou Ipanema para um pouso, faça isso mas JAMAIS arrisque sua segurança se está em dúvida se consegue chegar. Se for pousar lá, vá imediatamente para pouso, não sobrevoe a Lagoa.

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A volta

Basicamente você vai fazer o mesmo caminho da ida, volte voando em direção a São Conrado, mantenha altura, se certifique de ter visual com a praia, é uma garantia de que você chega se faltar motor. Na volta, dependendo do horário, o vento já vai estar quadrante sul e você poderá sobrevoar a Pedra Gávea. Mantenha sempre uma distância segura dos parapentes e asas, não aproxime. Se você perder altura para esse voo, jogue em direção ao mar e volte a ganhar altura suficiente para passar de São Conrado para a Barra e ATENÇÃO REDOBRADA AO TRÁFEGO AÉREO NA REGIÃO DA JOATINGA NA VOLTA PORQUE PELO HORÁRIO VAI ESTAR MAIS MOVIMENTADO.

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Algumas dicas e informações:


•  Esse voo dura cerca de 1:15h. Certifique-se de ter gasolina sobrando. Para o Moster em torno de 7 litros.

•  Evite grupos grandes para esse voo, a decolagem na areia fofa é muito sofrida dependendo do horário.

•  Tenha uma proteção para a hélice, decolar de alpina na areia massacra as hélices.

•  Paratrikes não cabem no Rio, lembre-se, o Rio é uma Capital enorme e tumultuada com 3 aeroportos dentro da cidade, seja consciente.

•  Se for dar uma esticada e voar por toda a Barra da Tijuca, lembre-se do Aeroporto de Jacarepaguá, veja o mapa, os prédios têm gabarito baixo na frente da cabeceira, passa quase arrastando o pé na areia nessa região.

•  Câmeras de todos os tipos carregadas, rádio, os locais usam 145200. Paraquedas reserva vai te deixar mais confortável em voo.

•  Se vier de fora, reserve uns 3 ou 4 dias para tentar esse voo, o Cristo é uma região de morros, dependendo do vento fica ruim voar lá, o voo em si é fácil, precisa apenas uma boa condição.

•  A galera da Escola Rioparamotor e pilotos locais estão sempre animados para esse voo, sempre faça contato com pilotos locais para confirmar essas informações. Aqui na parte de contato do site você fala com a gente.

•  Você pode ficar hospedado no Ibis da Barra da Tijuca, ótima opção perto da decolagem.

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Eu me chamo Alexandre Barbosa, sou piloto e instrutor da Escola Rioparamotor e já realizei o voo do Cristo Redentor mais de 40 vezes. Perdi as contas! Já realizei esse voo em todas as condições possíveis, em todos os horários e luzes. E todas as vezes a emoção é sempre renovada, o coração bate forte e a experiência é sempre marcante.  Compilei essas informações para servir de ferramenta de auxílio aos pilotos que desejam realizar seu sonho de voar no Cristo, sempre que os pilotos fazem contato eu tento contribuir de alguma forma, agora espero que eu possa ajudar ainda mais com esse material.

Apenas voe!

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Esclarecimento:

O voo de paramotor deve ser realizado exclusivamente em sítios condicionados de acordo com a ANAC. Na sua regulamentação de ultraleves até 200kg (RBAC103) ela trata detalhadamente desa tema. PORTANTO cada piloto deve levar em consideração a legislação vigente ao sobrevoar o Rio de Janeiro, o piloto é responsável pelo seu voo, mesmo que essas considerações sejam válidas, em algum trecho você vai estar em desacordo com as regras de tráfego aéreo, portanto tenha bastante cuidado e tome conhecimento das consequências.

Comentários

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Marcinha

Marcinha

Vc é o cara !!! Logo mais faremos mais um com céu limpo !! Ok MEU IRMÃO

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Evandro Maffini

Evandro Maffini

Parabéns pela descrição be detalhamento do voo... Top....

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Evandro Rocha

Evandro Rocha

Caraca! Melhor post do blog até agora 👏👏 e um tema muito legal, eu mesmo quero um dia realizar esse sonho.

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Pedro Junior

Pedro Junior

Muito bom Alexandre, um briefing bem explicado.

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Alisson

Alisson

Topzera 👏👏👏👏

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Natalia

Natalia

Excelente informação, obrigada por compartilhar!

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Henrique Viana

Henrique Viana

Parabéns Alexandre! Tenho muita vontade de fazer esse voo. Ficou muito bom. Grande abraço

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Renato Froes

Renato Froes

Top demais! Parabéns pela matéria. Dicas valiosas para realizarmos o voo com segurança.

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